Explore Bonfim

As Pontes do Bonfim e a sua envolvente

As Pontes do Bonfim e a sua envolvente

 Sabia que na freguesia do Bonfim poderá ver, bem de perto, três das seis pontes que a cidade do Porto tem? Além da Ponte do Infante, Maria Pia e S. João, este percurso irá possibilitar-lhe passar bons momentos junto à zona das Fontainhas. Derreta-se com a magnífica vista sobre o Douro e Vila Nova de Gaia, e deixe que os seus olhos se percam entre os vales do rio Douro. Não se esqueça de visitar o Cemitério Prado do Repouso, com peças de arte tumular únicas na cidade do Porto!

 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

A - Ponte do Infante

Morada: Avenida de Paiva Couceiro

Coordenadas GPS: 41.141982, -8.601844

A Ponte do Infante é uma ponte rodoviária em arco que estabelece a ligação entre as Fontainhas (Porto) e a Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia). Batizada em honra do Infante D. Henrique, a Ponte do Infante foi inaugurada em março de 2003 e projetada pelo engenheiro António Adão da Fonseca. Possui 371 metros de extensão e 20 metros de largura. (Saber mais...)

B - Miradouro das Fontainhas

Morada: Alameda das Fontainhas

Coordenadas GPS: 41.1428494,-8.6014588

A zona das Fontainhas localiza-se no extremo sul da freguesia do Bonfim, sendo uma área predileta para quem pretende contemplar a paisagem do Douro, de Vila Nova de Gaia e da própria cidade do Porto. O Miradouro das Fontainhas assume-se como um ponto de visita incontornável, onde poderá desfrutar de momentos relaxantes repletos de paisagens arrebatadoras. (Saber mais...)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

C - Asilo da Misericórdia

Morada: Alameda das Fontainhas, 1, 4000-235, Porto

Coordenadas GPS: 41.143228, -8.601532

É um dos mais antigos edifícios da freguesia do Bonfim, tendo sido erguido ainda no século XVIII para servir de matadouro na cidade do Porto. Fruto da deslocalização do matadouro, o edifício adquiriu novas funções já a partir da década de 50 do mesmo século. Após profundas obras de adaptação, o antigo matadouro da cidade do Porto passou a ser ocupado pelo Asilo Portuense de Mendicidade. Aqui se realizou, em 1863, uma das primeiras exposições industriais da cidade do Porto, em meados do século XIX. (Saber mais...)

D - Cemitério Prado do Repouso

Morada: Largo do Padre Baltazar Guedes

Coordenadas GPS: 41.1416587, -8.5954994

Horário: Todos os dias: 08h30 às 17h30

A inauguração do cemitério ocorreu em finais de 1839, após alguns meses de obras e terraplanagens realizadas ao longo desse mesmo ano. Considerado como um museu a céu aberto, o Cemitério do Padro do Repouso integra uma das melhores coleções de arte existentes na cidade do Porto, reunindo obras de artistas de renome, como é o caso de Soares dos Reis. Somam-se ainda numerosas construções de valor histórico e artístico, erguidas a pedido de várias personalidades portuenses que ali jazem. (Saber mais...)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

E - Colégio dos Órfãos do Porto

Morada: Largo do Padre Baltazar Guedes

Coordenadas GPS: 41.1413551, -8.5954828

O Colégio dos Órfãos, na sua origem Real Colégio de Nossa Senhora da Graça dos Meninos Órfãos, foi fundado pelo Padre Baltazar Guedes em 1651, tendo estado localizado na Cordoaria, onde hoje se encontra a Reitoria da Universidade do Porto. Em 1903 o colégio foi transferido para o topo do morro do Seminário, na parte sul da antiga quinta do Prado. Em 1951 a Direção e Administração do Colégio foi entregue aos Salesianos que dão continuidade à obra e às intenções do Padre Baltazar Guedes. (Saber mais...)

F - Miradouro do Colégio dos Órfãos

Morada: Largo do Padre Baltazar Guedes

Coordenadas GPS: 41.141239112112, -8.5956001281738

O Miradouro do Colégio dos Órfãos permite uma vista privilegiada sobre a famosa Ponte Maria Pia (1877), de Gustave Eiffel, e a Ponte de S. João (1991), de Edgar Cardoso. Destaca-se ainda a vista sobre Vila Nova de Gaia. (Saber mais...)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

G - Ponte Maria Pia

Morada: Avenida de Paiva Couceiro

Coordenadas GPS: 41.139766, -8.596922

A Ponte Maria Pia foi inaugurada em 1877, por D. Luís I e Dona Maria. A sua construção ficou a cargo da firma parisiense Eiffel & C.ª, doze anos antes de esta erguer a famosa torre em ferro em Paris. A ponte serviu exclusivamente para o tráfego ferroviário realizado entre as Devesas, em Gaia e Campanhã, no Porto. Liga as duas margens do Douro, posando entre a serra do Pilar e o monte do Seminário, assemelhando-se a uma gigantesca peça de filigrana em ferro. Atualmente encontra-se desativada e aguarda uma nova utilização. (Saber mais...)

H - Ponte de São João

Morada: Avenida de Paiva Couceiro

Coordenadas GPS: 41.139526, -8.59457

A Ponte de São João é uma infraestrutura ferroviária, da autoria de Edgar Cardoso, que estabelece a ligação entre a estação de Campanhã (Porto) aos restantes destinos em direção a sul. Esta ponte foi construída com o intuito de criar uma ligação ferroviária alternativa à Ponte Maria Pia, incapaz de escoar eficazmente todo o tráfego ferroviário de e para o Porto. É, neste contexto, que se dá a inauguração da Ponte de São João, precisamente no dia de São João, a 24 de junho de 1991. (Saber mais...)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom