Explore Bonfim

Salesianos do Porto

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Fundado pelo Pe. Baltazar Guedes, em 1651, este colégio-internato funcionou desde 1903 até 2011 no atual edifício dos Salesianos do Porto, antigo seminário que, reduzido a ruínas, deve a restauração à Câmara Municipal do Porto. Em setembro de 1951 a Câmara confia a direção aos Salesianos, mediante um contrato que lhes dá «inteira autonomia» no que diz respeito quer à direção quer à administração simples. Mantém-se o tipo de escola primária e técnica, acrescentando os Salesianos às oficinas existentes as secções de mecânica e artes gráficas. O Colégio dos Órfãos, além da sua missão específica a nível interno, torna-se um meio importante de irradiação social e apostólica, através de atividades várias que o projetam na comunidade local. É o oratório festivo que vai exercendo o seu influxo de transformação particularmente nos bairros de S. Vítor e das Fontainhas. É o centro de catequese que movimenta e prepara religiosamente centenas de crianças e jovens. É o centro de antigos alunos salesianos, transferido da Oficina de S. José para este local (depois de ter funcionado por algum tempo na casa das Edições Salesianas), o qual promove iniciativas culturais e desportivas, sendo de realçar a modalidade de basquetebol, com projeção nacional.

Em 2011 foi adquirido o atual edifício à Câmara Municipal do Porto com o propósito de renovar a presença salesiana na Cidade Invicta. No ano seguinte, com o intuito de apresentar um projeto educativo-pastoral em linha com o sistema preventivo salesiano e capaz de se sintonizar plenamente com as crianças, adolescentes e jovens de hoje e com o seu mundo, iniciaram-se as obras de restauro e modernização dos espaços.

 

Sobre os Salesianos do Porto:

Os Salesianos do Porto são um colégio privado da Fundação Salesianos. Num mundo sempre mais complexo e a experimentar mudanças velozes, que se configura como um tabuleiro de incertezas, indefinições e complexidade, a resposta dos Salesianos do Porto a estas circunstâncias é um elemento singular e enérgico na hora de moldar o futuro. Os níveis de ensino que constituem a oferta educativa são pré-escolar (3 aos 5 anos); 1º, 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário (Científico-Humanístico e Cursos de Planos Próprios).

 

Sobre o edifício:

“O Colégio é enquadrado a norte pelo Cemitério do Prado do Repouso, a este e a sul pelo Monte do Seminário que desce até à Marginal do Douro, e a oeste pelas Fontainhas. (…). A Capela de Nossa Senhora da Graça, que se encontra adjacente ao edifício do Colégio, foi benzida a 31 de agosto de 1906 e restaurada a 31 de janeiro de 2012”. (Fonte: Jorge Ricardo Pinto (2011), Bonfim - Território de Memórias e Destinos).

Morada: Largo do Padre Baltazar Guedes, 248, 4300-059 Porto

 

Coordenadas GPS: 41.1413551, -8.5954828

 

Horário: - 07h00 – 20h00

 

Custo: -

 

Contactos: (+351) 225 898 250 | porto@salesianos.pt

 

Website: http://www.porto.salesianos.pt/

 

Acessível a pessoas com mobilidade reduzida: Não