Explore Bonfim

Salesianos do Porto

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Fundado pelo Pe. Baltazar Guedes, em 1651, este colégio-internato funcionou desde 1903 até 2011 no atual edifício dos Salesianos do Porto, antigo seminário que, reduzido a ruínas, deve a restauração à Câmara Municipal do Porto. Em setembro de 1951 a Câmara confia a direção aos Salesianos, mediante um contrato que lhes dá «inteira autonomia» no que diz respeito quer à direção quer à administração simples. Mantém-se o tipo de escola primária e técnica, acrescentando os Salesianos às oficinas existentes as secções de mecânica e artes gráficas. O Colégio dos Órfãos, além da sua missão específica a nível interno, torna-se um meio importante de irradiação social e apostólica, através de atividades várias que o projetam na comunidade local. É o oratório festivo que vai exercendo o seu influxo de transformação particularmente nos bairros de S. Vítor e das Fontainhas. É o centro de catequese que movimenta e prepara religiosamente centenas de crianças e jovens. É o centro de antigos alunos salesianos, transferido da Oficina de S. José para este local (depois de ter funcionado por algum tempo na casa das Edições Salesianas), o qual promove iniciativas culturais e desportivas, sendo de realçar a modalidade de basquetebol, com projeção nacional.

Em 2011 foi adquirido o atual edifício à Câmara Municipal do Porto com o propósito de renovar a presença salesiana na Cidade Invicta. No ano seguinte, com o intuito de apresentar um projeto educativo-pastoral em linha com o sistema preventivo salesiano e capaz de se sintonizar plenamente com as crianças, adolescentes e jovens de hoje e com o seu mundo, iniciaram-se as obras de restauro e modernização dos espaços.

 

Sobre os Salesianos do Porto:

Os Salesianos do Porto são um colégio privado da Fundação Salesianos. Num mundo sempre mais complexo e a experimentar mudanças velozes, que se configura como um tabuleiro de incertezas, indefinições e complexidade, a resposta dos Salesianos do Porto a estas circunstâncias é um elemento singular e enérgico na hora de moldar o futuro. Os níveis de ensino que constituem a oferta educativa são pré-escolar (3 aos 5 anos); 1º, 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário (Científico-Humanístico e Cursos de Planos Próprios).

 

Sobre o edifício:

“O Colégio é enquadrado a norte pelo Cemitério do Prado do Repouso, a este e a sul pelo Monte do Seminário que desce até à Marginal do Douro, e a oeste pelas Fontainhas. (…). A Capela de Nossa Senhora da Graça, que se encontra adjacente ao edifício do Colégio, foi benzida a 31 de agosto de 1906 e restaurada a 31 de janeiro de 2012”. (Fonte: Jorge Ricardo Pinto (2011), Bonfim - Território de Memórias e Destinos).

Morada: Largo do Padre Baltazar Guedes, 248, 4300-059 Porto

 

Coordenadas GPS: 41.1413551, -8.5954828

 

Horário: - 07h00 – 20h00

 

Custo: -

 

Contactos: (+351) 225 898 250 | porto@salesianos.pt

 

Website: http://www.porto.salesianos.pt/

 

Acessível a pessoas com mobilidade reduzida: Não